Eliminatórias

Tite convoca Seleção para as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa

Richarlison volta à lista, enquanto Raphael Veiga segue de fora

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (11) a última convocação para as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Nas duas rodadas finais, a Seleção Brasileira encara o Chile, no Maracanã, no dia 24, e a Bolívia, no Hernando Siles, em La Paz, no dia 29.

A principal novidade entre os convocados é o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, chamado pela primeira vez para partidas oficiais. O atacante Richarlison, do Everton, também volta à equipe após algumas ausências - assim como o volante Arthur, da Juventus, que não era convocado há mais de um ano.

A comissão técnica precisou justificar a presença do ex-Barcelona entre os convocados, já que, atualmente, ele é reserva na equipe italiana.

"Diferente de outros jogadores do meio-campo, o Arthur tem uma movimentação de controle de jogo, de rodar por trás com a bola e conduzir o jogo com muita qualidade, desenvolvendo algumas situações. A continuidade dele na Juventus, nas três competições, está crescendo, então achamos que é o momento de trazê-lo", afirmou Cléber Xavier, auxiliar-técnico de Tite.

Algumas ausências foram muito questionadas. O meia-atacante Raphael Veiga, bicampeão da Copa Libertadores com o Palmeiras, foi o nome mais citado entre os internautas. Dudu, também do Palmeiras, e Pedro, centroavante do Flamengo, foram lembrados pelos torcedores. O treinador despistou sobre o assunto na coletiva.

"Um dos aprendizados que o tempo tem me dado como técnico é não fechar possibilidades reais, que elas acontecem. Têm atletas de alto nível que vão se afirmando, se consolidando e evoluindo ao longo do tempo. Nós, responsáveis por esse comando, temos que deixar aberto, se não fica um pré-conceito, e eu luto contra o pré-conceito, contra a ignorância, então é procurar evoluir de algum aspecto, estudar", disse.

Já garantido no Mundial, o Brasil vem cumprindo tabela desde novembro de 2021, quando venceu a Colômbia pela 13ª rodada das Eliminatórias. Desde então, Tite e seus assistentes vêm aproveitando os jogos oficiais para realizar testes e encorpar a equipe. Líder com 39 pontos em 15 jogos, a Seleção só pode ser ultrapassada pela Argentina, que tem 35.

Convocados

Goleiros

Alisson - Liverpool
Ederson - Manchester City
Weverton - Palmeiras

Laterais

Guilherme Arana - Atlético-MG
Alex Telles - Manchester United
Daniel Alves - Barcelona
Danilo - Juventus

Zagueiros

Thiago Silva - Chelsea
Marquinhos - PSG
Éder Militão - Real Madrid
Gabriel Magalhães - Arsenal

Meias

Casemiro - Real Madrid
Arthur - Juventus
Fred - Manchester United
Fabinho - Liverpool
Bruno Guimarães - Newcastle
Lucas Paquetá - Lyon
Philippe Coutinho - Aston Villa

Atacantes

Antony - Ajax
Raphinha - Leeds
Richarlison - Everton
Neymar - PSG
Gabriel Martinelli - Arsenal
Vini Jr - Real Madrid
Rodrygo - Real Madrid

< Acusado de liderar milícia é preso na Zona Oeste Carol Peixinho celebra aniversário de Thiaguinho: 'Flutuando juntos' <